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Mineração da web e scraping de dados: como usar no seu negócio?

Para extrair informações preciosas que contém na internet, precisamos contar com ajuda de tecnologias como mineração da web e scraping de dados.

Essa combinação é poderosa e essencial para ajudar na tomada de decisões mais assertivas e ágeis, além de auxiliar negócios de diferentes segmentos a operar de forma mais eficiente.

Continue lendo e entenda mais!

O que é mineração da web e scraping de dados

Mineração da web e scraping de dados são dois conceitos diferentes, mas que compartilham certas características.

A mineração de dados na web, ou web mining, consiste em utilizar técnicas de data mining para extrair informações e analisar enormes quantidades de dados.

Enquanto isso, a raspagem de dados da web, web scraping, é a atividade de extrair informações da web e transformá-las em um formato mais manipulável, como uma planilha do Excel.

Em suma:

  • Mineração da web: extração e análise de grandes volumes de dados;
  • Web scraping: extração de dados provenientes exclusivamente da web.

Para que serve essas tecnologias?

A mineração da web e scraping de dados possuem diversas aplicações para os negócios, desde monitoramento de marca até relatórios que apoiam a análise de viabilidade de um novo empreendimento.

Por exemplo, podemos utilizar o data mining para analisar as milhões de transações da Amazon para encontrar quais são as categorias de produtos em declínio e em ascensão.

O web scraping pode ser utilizado como uma etapa anterior à mineração da web, ao extrair os dados dos sites e colocá-los em um formato que possa ser analisado posteriormente.

A combinação entre mineração da web e scraping de dados permite infinitas possibilidades e traz benefícios como:

  • Separar ruídos de informações em seus dados;
  • Entender o que é relevante e pode trazer mais resultados;
  • Agilizar e aumentar a assertividade das decisões;
  • Descobrir e antecipar-se às tendências;
  • Inovar com agilidade e eficiência.

Como funciona a mineração da web e scraping de dados?

Em muitos casos a mineração da web e scraping de dados andam juntos. De modo que o scraping vem antes da mineração.

Isto é, a raspagem de dados da web gera o conjunto de dados que será analisada pelas técnicas de data mining.

Nesse sentido, o scraping de dados funciona com base em dois softwares:

  • Web crawler (rastreador): responsável por navegar a internet procurando e indexando os conteúdos;
  • Web scraper (raspador): programa que pegará os conteúdos encontrados pelo rastreador e extrairá os dados dos sites.

Por outro lado, a mineração de dados consiste em um conjunto de métodos analíticos que buscam identificar padrões nos conjuntos de dados. Temos diferentes técnicas analíticas, como:

  • Descritiva: revela semelhanças ou agrupamentos em dados históricos, como agrupar os clientes com base nas preferências por produtos;
  • Preditiva: análise que vai mais a fundo na classificação dos eventos para estimar resultados, como padrões de crédito, score de crédito, churn de clientes, entre outros;
  • Prescritiva: métodos de análise, filtro e transformação de dados não estruturados (como livros, comentários, e-mails, etc.) para incluí-los em modelos preditivos.

Como os diferentes setores podem utilizar dessas tecnologias para impulsionar os resultados

O fato é que praticamente qualquer negócio pode se beneficiar da mineração da web e scraping de dados para tomar melhores decisões. Assim, podemos ver essas tecnologias sendo utilizadas nos mais diferentes setores, como:

  • Mídia e Telecomunicações: utilizam de modelos analíticos para prever comportamentos de clientes e oferecer campanhas altamente segmentadas e mais relevantes.
  • Seguradoras: a mineração de dados pode ser útil ao avaliar os produtos com eficácia, encontrando maneiras de gerar ofertas competitivas aos clientes. Em conjunto com web scraping, é possível encontrar soluções para desafios complexos como fraudes, compliance e gestão de risco;
  • Bancos e financeiras: as automações são essenciais para entender os clientes e analisar as bilhões de transações financeiras. Isso permite ter melhor visão sobre os riscos, detectar fraudes, gerenciar o compliance e extrair maiores retornos sobre os investimentos de marketing e atendimento;
  • Varejistas: os grandes bancos de dados dos clientes que os varejistas possuem podem esconder insights poderosos para ajudar no relacionamento com cliente, campanhas de marketing, previsão de vendas, entender tendências de consumo e muito mais.

LGPD: mineração da web e scraping de dados é legal?

A mineração da web e scraping de dados é uma atividade de tratamento de dados. Logo, ela cai automaticamente dentro da alçada da Lei Geral de Proteção de Dados.

Contudo, isso não quer dizer que seja uma atividade que viola a lei. Assim como qualquer tratamento de dado, seja por mineração e scraping ou não, precisa seguir os:

  • Fundamentos da LGPD (art. 2º);
  • Princípios de tratamento de dados (art. 6º); e
  • Bases legais da operação (art. 7º-11º).

Por isso, é fundamental contar com uma consultoria especializada em mineração da web e scraping de dados para que seu projeto seja adequado à LGPD e traga os resultados esperados.

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